Os índios brasileiros são um povo que há milhares de anos já habitavam o Brasil. Cheios de crenças, mitos, um passado e presente cercado de perseguições, sobreviveram e agora compõem uma população diferente daquele que Cabral havia avistado em 1500.
Um povo de muitos nomes, falantes de 180 línguas, tem uma origem imprecisa. Alguns falam que são originários do próprio continente, outros já dizem que vieram da Ásia ou da Oceania, enfim são várias as hipóteses que cercam a história dos povos da América do Sul.
Com a conquista dos europeus sobre o território, o primeiro contato entre índios brasileiros foi marcado inicialmente por curiosidade e depois por medo. A colonização acabou deixando traços incorrigíveis na vida desses povos e nesta época o desejo dos indígenas de querer suas terras já era destacado.
Possuindo modos de cultura que vão entre semelhanças e diferenças, o índio brasileiro possui rituais, mitos, religião, práticas esportivas, criatividade, casamento. Além disso, expressam sua arte, educação e línguas, tipos de alimentação variados, uma medicina rica usada na cura de várias doenças e outros males e a sua forma de expressar seus sentimentos e emoções.
Navegando pelas apresentações abaixo acompanhamos toda a trajetória da historia dos índios até os dias atuais, onde as questões indígenas se perpetuam buscando sempre o melhoramento do Estatuto do Índio, em prol dos direitos dos povos.
Vejam os trabalhos desenvolvidos pela TURMA 401:
- Para conhecer mais sobre as indumentárias e objetos da cultura indígena. Visite o Museu Nacional da História Nacional, localizado na Quinta da Boa Vista no Rio de Janeiro.
Abaixo foto da visita do aluno João Pedro ao museu.
- Máscaras e indumentárias de povos indígenas e nas paredes objetos de uso dos indígenas, como remos e pás.
Parabéns pela contribuição ao Blog da TURMA: 401.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirExcelente trabalho de grupo!! Professora e turma estão de parabéns!!!
ResponderExcluirUm abraço em todos.
Alessandra Nogueira
(mãe da Luísa Nunes)